Ads 468x60px

Pages

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os Quatro Reis da Guitarra e do Blues


Entre os lendarios bluesmans, existentem quatro que se sobressaem, tres deles ja integram a banda do céu e um ja octogenario, continua levando o seu blues ao mundo inteiro.São  eles os quatro reis da guitarra e do blues, Riley, Albert, Freddie e Earl, reis porque incorporaram o King aos seus nomes, e porque sao realmente reis da guitarra.Quatro lendas que deixaram sua marca no blues.


Albert King (25 de Abril, 1923 – 21 de Dezembro, 1992) foi um influente guitarrista e cantor americano de blues.

Um dos "Quatro Kings" da guitarra Blues (junto com B.B. King e Freddie King e Earl King), ele possuía uma figura imponente de 1,93m de altura e 118 kg. Ele nasceu Albert Nelson em uma família humilde em Indianola, Mississipi, em uma plantação de algodão onde trabalhou na sua juventude. Uma de suas primeiras influências musicais foi o pai, Will Nelson, que tocava guitarra. Durante sua infância, ele também cantava gospel em uma igreja local. Albert começou sua carreira profissional em um grupo chamado In the Groove Boys, em Osceola, Arkansas.

Seu primeiro sucesso foi "I'm A Lonely Man", lançado em 1959. Entretanto, foi apenas em 1961 com o lançamento de "Don't Throw Your Love On Me So Strong" que seu nome tornou-se conhecido. Em 1966 King assinou contrato com a famosa gravadora Stax Records, e em 1967 lançou seu lendário álbum Born Under a Bad Sign. Em 1968 ele foi contratado por Bill Graham para abrir os shows de John Mayall e Jimi Hendrix no Fillmore West, em San Francisco. A platéia logo descobriu de onde vinha a pegada blues de Mayall e Hendrix.

Albert King era canhoto e tocava uma guitarra Gibson Flying V virada de forma que as cordas graves ficavam para baixo.
Albert King influenciou milhares de guitarristas, incluindo músicos famosos como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Mike Bloomfield, Stevie Ray Vaughan e Gary Moore. O solo de Eric Clapton na música "Strange Brew" (Cream, 1968) é uma cópia nota-a-nota do solo de King na música "Pretty Woman".

Albert King morreu em 21 de Dezembro de 1992, vítima de um ataque cardíaco em Memphis, Tennessee.

Freddie King (3 de setembro de 1934 – 28 de dezembro de 1976) foi um músico, cantor e guitarrista de blues, mais conhecido por suas músicas "Hide Away", "Have You Ever Loved a Woman" e "Going Down".

King nasceu como Frederick Christian em Gilmer, Texas. Sua mãe foi Ella May King, seu pai J.T. Christian. Sua mãe e seu tio, começaram a ensinar Freddie a tocar guitarra aos seis anos. Ele gostou e imitou a música de Lightnin' Hopkins e do saxofonista Louis Jordan.

Em 1950, Freddie se moveu com sua família para o sul de Chicago. Lá, aos 16 anos, costumava frequentar bares locais, e ouvia músicos como Muddy Waters, Howlin' Wolf, T-Bone Walker, Elmore James, e Sonny Boy Williamson.

King tocava com uma palheta plástica de polegar e uma palheta de metal para o indicador. Ele atribuiu a Eddie Taylor os ensinamentos sobre o uso das palhetas. A maneira de King usar a alça da guitarra no ombro direito, sendo destro, era única para sua época. Freddie King era um dos artistas principais da cena do chamado Chicago blues dos anos 50 e 60, que era o local e época pricipal no desenvolvimento do blues elétrico.

Earl Silas Johnson IV (Nova Orleans, 7 de Fevereiro de 1934 – Nova Orleans, 17 de Abril de 2003) foi um cantor, guitarrista, e compositor norte-americano.
Em seus cinquenta anos de carreira, King escreveu e gravou centenas de canções.
Suas músicas mais conhecidas incluem "Big Chief", "Street Parade" e "Come On (Let the Good Times Roll)", que foi gravada por Jimi Hendrix e por Stevie Ray Vaughan entre outros.
Era amigo e colaborador do musico Dr John;

King uma vez se descreveu como "uma pessoa de energia nervosa" que constantemente precisava estar envolvido em algum processo criativo.

Ele gravou seus primeiros singles no começo dos anos 1950, e adotou o nome "Earl King" por sugestão de um promotor de discos.

Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King, (16 de Setembro de 1925, Itta Bena, Mississippi) é um guitarrista de Blues e cantor estado-unidense. O "B. B." em seu nome significa Blues Boy, seu pseudônimo como moderador na rádio WDIA.
Começou por tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da Igreja com a Second Street e chegou mesmo a tocar em quatro cidades diferentes aos sábados à noite. É um dos mais reconhecidos guitarristas de Blues da atualidade, sendo por vezes referido como o Rei do Blues.
É bastante apreciado por seus solos, nos quais, ao contrário de muitos guitarristas, prefere usar poucas notas. Certa vez, B.B. King teria dito: "posso fazer uma nota valer por mil". Ocupa a terceira posição na lista dos 100 Maiores Guitarristas da Rolling Stone.

Riley Ben King, mais conhecido como B. B. King, nasceu em uma plantação de algodão em 16 de Setembro de 1925 em Itta Bena, perto de Indianola no Mississippi, Estados Unidos da América.
Teve uma infância difícil – aos 9 anos, o bluesman vivia sozinho e colhia algodão, trabalho que lhe rendia 35 centavos de dólar por dia.

Começou por tocar, a troco de algumas moedas, na esquina da Igreja com a Second Street.
No ano de 1947, partia para Memphis, no Tennessee, apenas com sua guitarra e $2,50 dólares. Como pretendia seguir a carreira musical, a cidade de Memphis, cidade onde se cruzavam todos os músicos importantes do Sul, sustentava uma vasta competitiva comunidade musical em que todos os estilos musicais negros eram ouvidos.

Nomes como Django Reinhardt, Blind Lemon Jefferson, Lonnie Johnson, Charlie Christian e T-Bone Walker tornaram-se ídolos de B. B. King.

"Num sábado à noite ouvi uma guitarra elétrica que não estava a tocar espirituais negros. Era T-Bone interpretando "Stormy Monday" e foi o som mais belo que alguma vez ouvi na minha vida." recorda B. B. King, "Foi o que realmente me levou a querer tocar Blues".





B.B KING,ALBERT KING,FREDDIE KING & EARL KING
The Fours Kings of Blues Guitar (2009)

Lista de Musicas
(Disc 1)

1. B.B. King - Why I Sing The Blues
2. B.B. King - Everyday I Have The Blues
3. B.B. King - The Thrill Is Gone
4. B.B. King - Caldonia
5. B.B. King - Paying The Cost To Be The Boss
6. Earl King - Street Parade, Pt 1
7. Earl King - I'm Going To Keep On Trying
8. Earl King - Darling Honey Angel Child (Let The Good Times Roll)
9. Earl King - Trick Bag
10. Earl King - You Make Feel Good
11. Earl King - Those Lonely, Lonely Nights

(Disc 2)

1. Freddie King - Going Down
2. Freddie King - Woman Across The River
3. Freddie King - Mojo Boogie
4. Freddie King - Messin' With The Kid
5. Freddie King - Key To The Highway
6. Albert King - Blues Power
7. Albert King - Blues At Sunrise
8. Albert King - Match Box Blues
9. Albert King - Born Under A Bad Sign
10. Albert King - Angel Of Mercy

Ouça BB King em Everyday i Had The Blues


Ouça Albert King em Born Under The Bad Sign


Ouça Freddie King em Goin Down


Ouça Earl King em Let The Good Times Roll



0 comentários:

Postar um comentário