Ads 468x60px

Pages

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Willie Dixon, O Sr Blues


Dixon, foi um dos bluesmans mais completos:contrabaixista, letrista, compositor, arranjador, vocalista e poeta.Alguns dos maiores classicos do blues, são de sua autoria, regravados a exaustão por cantores e bandas, desde “o Boom Britanico”, até os dias de hoje.
 Ao lado de Muddy Waters, ele foi a pessoa mais influente na formação do blues pós-guerra. Os maiores hits de blues são composições de William James Dixon ( 1/07/1915-29/01/1992), nascido em uma pequena fazenda de Vicksburg, onde viveu e cresceu, junto com seus quatorze irmãos, trabalhando durante boa parte da infância. Aos onze anos já participava do grupo vocal ‘The Union Jubilee Singers’ onde cantava por algumas moedas. Suas maiores influências foram sua mãe, uma poetisa religiosa, e o ambiente gospel do local em que vivia.
Em 1929, com quinze anos, muda-se para Chicago, onde passa a ganhar a vida com boxeador, tendo conquistado em 1932 as ‘Luvas de Ouro’ na categoria ‘Peso Pesados Amadores’ no Estado de Illinois, tornando-se profissional no ano seguinte. É também durante esta época que aprende a tocar contrabaixo. Em 1939, passa um ano na cadeia por se recusar a prestar o serviço militar. Em 1940, começa a gravar com grupos e bandas diversas, assinando no final da década com a gravadora Chess Records, primeiro como cantor, depois como músico de estúdio, compositor, arranjador, produtor e caça-talentos. Suas canções: ‘Little Red Rooster’, ‘Hoochie Coochie Man’, ‘Evil’, ‘Spoonful’, ‘Back Door Man’, ‘I Just Wanna Make Love to You’, ‘I Ain't Superstitious’, ‘My Babe’, ‘Wang Dang Doodle’ e ‘Bring It On Home’, foram escritas no intervalo de 1950-1965, o pico da Chess Records, e gravadas por Muddy Waters, Howlin 'Wolf e Little Walter.
Certamente o maior cantor, compositor e arranjador de Chicago,  e que influenciou toda uma geração de músicos em todo o mundo, sendo um importante elo entre o blues e rock and roll, trabalhando com Chuck Berry e Bo Diddley no final da década de 1950, sendo suas canções gravadas pelas maiores bandas dos anos 1960 e 1970, incluindo Bob Dylan, Cream, Led Zeppelin, The Yardbirds, The Rolling Stones, The Doors, The Allman Brothers Band, e o Grateful Dead.
Spoonful, interpretada por Howlin’ Wolf , ganharia o mundo e cairia no gosto de uma banda chamada Cream, o reinava o Deus da guitarra.
Voltando as origens, Dixon inspirou Spoonful em Charley Patton, que  em 1929 gravou “A Spoonful Blues“. Cinco anos antes Papa Charlie Jackson gravou “All I Want Is A Spoonful” e foi também usada como referência e a última referência que tenho conhecimento é “Cocaine Blues“ de Luke Jordan.Willie Dixon se inspirou nessas três referências e fez um blues simples para Wolf, que ele colaborava com freqüência.
Todos os grandes artistas do blues e posteriormente do rock já cantaram ou gravaram Willie Dixon: ‘Doors’ gravaram ‘Back Door Man’ e os ‘Rolling Stones’ ‘Little Red Rooster’. As releituras do ‘Cream’ para ‘Spoonful’, a do ‘Jeff Beck Group’ para ‘I Ain't Superstitious’, ‘Led Zeppelin’ para ‘You Shook Me’. Apesar do riquíssimo acervo, Willie Dixon nunca recebeu o pagamento relativo a direitos autorais, até que na década de setenta ele e Muddy Waters processaram a ‘Arc Music’, editora que cuidava de angariar os direitos autorais e repassá-los aos devidos artista. Finalmente na década de oitenta Dixon passou a receber o que lhe era de direito. Nesta época, também processou o ‘Led Zeppelin’ pela gravação de ‘Bring It on Home’ e ‘Whole Lotta Love’, provando que esta última era um descarado plágio da canção ‘You Need Love’, de sua autoria. Excursionando em turnês pelos Estados Unidos e Europa, trabalhou também para várias organizações que prestavam assistência jurídica aos bluesmen menos conhecidos, igualmente prejudicados nos seus direitos autorais. Com a saúde cada vez mais frágil, no final da década Dixon acabou por ter sua perna amputada devido a problemas com diabetes e em 1992 faleceu enquanto dormia.


Willie Dixon – The Big Three Trio
Ano de lancamento: 28/08/1990 (Gravado entre 1945/1950) 

Selo: Sony 

Músicos Participantes
Wille Dixon : Contrabaixo
Leonard “Baby Dôo” Caston : Piano
Bernardo Dennis/Ollie  Crawford : Guitarra

Lista de Músicas
01.Big 3 Boogie
02.If the Sea Was Whiskey
03.I Ain't Gonna Be Your Monkey Man
04. 88 Boogie
05. Money Tree Blues
06. Big 3 Stomp
07. Since My Baby Gone
08. Hard Notch Boogie Beat
09. No One to Love Me
10. Don't Let That Music Die
11. It's All over Now
12. Tell That Woman
13. Got You on My Mind
14. Etiquette
15. You Don't Love Me No More
16. Come Here Baby
17. O.C. Bounce
18. Cool Kind Woman
19. Juice-Head Bartender
20. What Am I to Do
21. Signifying Monk

                    Veja Willie em Spoonfool

0 comentários:

Postar um comentário