Ads 468x60px

Pages

sexta-feira, 30 de julho de 2010

BB Blueseiros Brazucas:André Cristovam


Abrindo uma nova coluna,intitulada BB Blueseiros Brazucas,em homenagem a esses guerreiros brasileiros,que erguem a bandeira do Blues por esse imenso Pais,com pouco retorno na midia.
Para começar um nome que anda meio esquecido:Andre Cristovam
André Christovam pode ser considerado um dos precursores do blues no Brasil,junto com Celso Blues Boy.antes deles o blues era vez ou outra gravado por um musico de mpb ou roqueiro,com arranjos que não mostravam a sua crueza,ou diria sem pegada.lembro a primeira vez que ouvi Andre,foi no disco do Kid Vinil,e eu nem sabia direito o que era um blues.Musico com mais de 30 anos de estrada. Estudioso da história e um profundo conhecedor dessa linguagem musical,blues,um verdadeiro Bluesman ou Blueseiro. Uma vida de muita dedicação à guitarra e a experiência de ter divido o palco com algumas das maiores lendas da música popular no século vinte.
André descobre o músico dentro dele quando ouve no Natal de 1972 a canção Sunshine of Your Love do grupo inglês Cream e inicia um romance com a guitarra através do violão erudito poucos dias depois essa experiência. Seu momento de definição ocorre em 1974, quando ganha uma aposta que fez com o fotógrafo Sérgio Amaral em uma partida de futebol de botões. O pagamento foi o disco "The London Howlin' Wolf Session", que tinha a participação dos guitarristas Eric Clapton e Hubert Sumlin(Esse disco apareceu por aqui,naserie discoteca basica), um disco tão especial que acabaria sendo a maior influência em sua decisão de seguir o caminho do blues.
No início do ano de 1976 inicia com Nelson Brito e Paulo Zinner o Fickle Pickle, um trio com um som pesado, mas com um interessante tempero bluseiro
Percorre com esse time todas as agruras que os músicos noviços precisam percorrer: centenas de horas de ensaio e depois noites e mais noites tocando em todos os espaços imagináveis da cidade de São Paulo muitas vezes a troco de nada!
Com doze anos de carreira musical e uma longa temporada de estudos no Guitar Institute of Technology na Califórnia seguida de uma outra mais curta com o Fickle Pickle pela Europa, além de uma bem sucedida carreira como “sideman” após ter gravado e excursionado com Kid Vinil e Os Heróis do Brasil, Rita Lee & Roberto de Carvalho, Raul Seixas e Marcelo Nova, André começa a gravar no final de 1988 o álbum "Mandinga", seu primeiro disco pelo selo Eldorado. Um trabalho que pelo ineditismo de ter todas as suas letras em português, torna-se um marco da discografia do blues nacional.

0 comentários:

Postar um comentário