Ads 468x60px

Pages

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Legendarios Bluesman's:Sonny Boy Willianson


O Legendario nome Sonny Boy Williamson, conhecido de todos os bluseiros em todo o mundo,ligado sempre ao instrumento caracteristico do blues, a harmonica,ou conhecido no Brasil pelo singelo nome de gaitinha de boca,deu origem a 3 virtuoses do blues.Um deles ,o original é conhecido como  Sonny Boy Williamson I e sem duvida o gaitista de boca que mais influenciou outros músicos levando o instrumento a ser explorado como nunca antes fora.
Em março do ano de 1914 nascia John Lee Curtis Williamson (30 de março de 1914 — 1 de junho de 1948), no condado de Madison, perto da cidade de Jackson no estado de Tennessee. Como muitos negros do campo, aprendeu a tocar a gaita sozinho, decidindo conhecer o mundo viajando de carona com os amigos Yank Rachell e Sleepy John Estes. Trabalharam os três em botecos e espeluncas espalhados por Tennessee e Arkansas durante o final da década de vinte e inicio dos anos trinta. Em 1934 o destino o levou a ficar em Chicago, onde permaneceu até morrer em junho de 1948, vitima de um assalto.Sua primeira gravação, "Good Morning, School Girl", foi um suceso em 1937. Ele foi bastante popular no sudeste dos Estados Unidos  e tornou-se um sinônimo da harmónica no blues nas décadas seguintes, fazendo de seu apelido um nome artístico usado comumente na época de seu assassinato em 1948.
Nos seus meros trinta e quatro anos de vida, Sonny Boy Williamson desenvolveu sua técnica na gaita causando grande admiração por parte de gente como Big Bill Broonzy e Muddy Waters que tiveram o prazer de trabalhar com ele. Conta-se que o então adolescente Billy Boy Arnold foi bater em sua porta para pedir lições de como melhorar sua técnica na gaita, Sonny Boy prontamente lhe dando aulas gratuitas, ficando feliz por ser reconhecido pela sua musicalidade. Sonny Boy Williamson tem sido seguidamente identificado como sendo a pessoa cuja técnica empregada na gaita de boca deu ao instrumento um status e importância que ele nunca tivera antes. E seu estilo caraterístico de cantar uma frase e responde-la com a gaita emulando sentimentos com notas por vezes chorosas, outras iradas, é copiado por praticamente todo mundo depois dele.
Passou a gravar suas canções a partir de 1937, para o selo Bluebird, passando para a Victor (que depois seria fundida com outra gravadora, a RCA) em 1945. Gravou também com Big Joe Williams no selo Columbia em 1947.
Entre seus números mais conhecidos estão "Good Morning Little Schoolgirl", "Western Union", "Early in the Morning", "Suzie Q", "Honey Bee Blues", "Mean Old Highway", "Whiskey Headed Blues", "Rainy Day Blues", "Sugar Mama Blues", "The Sky Is Crying", "Wartime Blues", "Stop Breaking Down", "Elevator Blues", “Dealing With the Devil”, e "Shake That Boogie". Entre músicos que abertamente o têm indicado como grande influência estão Billy Boy Arnold, Big Walter Horton, Little Walter, Lightnin' Slim, Dr. Ross, Junior Wells, Shakey Jake Harris, Johnny Young e Yank Rachell, e vários outros.
Em 1951,apareceu o Sonny Boy II,Rice Miller,que é assunto para outro post,e que influenciou
toda uma geração de musicos britanicos dos anos 60.

0 comentários:

Postar um comentário